Precisamos falar sobre o tratamento que a Marvel deu a Gamora

A mulher mais perigosa da galáxiamerece melhor.

Guardiões da Galáxia 2 Zoe Saldana como Gamora Estúdios Marvel

Vingadores: Guerra do Infinito.

Como nerds dos quadrinhos, sempre achamos que Gamora é um de nossos personagens favoritos. Uma assassina durona e realista com uma atitude rude e um coração de ouro - pelo menos quando lhe convém - enquanto ela se perde em 'forte personagem feminina' território clichê, ela faz isso com tal estilo que é difícil não amá-la de qualquer maneira.

A filha adotiva de Thanos foi retratada por anos como forte e destemida (ela é conhecida como a 'mulher mais perigosa da galáxia'), disposta a se sacrificar por seus amigos e excepcionalmente confiante e liberada sexualmente.

é Morgan deixando o medo dos mortos-vivos
Gamora nos quadrinhos dos Guardiões da Galáxia Quadrinhos da Marvel

Então, por que o MCU a tratou tão mal?

Não é nenhum segredo que o Marvel Studios tem um problema de diversidade do qual está apenas começando a se livrar. Pantera negra colocar as pessoas de cor no centro do palco, mas ainda temos que esperar até 2019 - 11 anos no projeto MCU - para Capitão Marvel para se tornar o primeiro filme da Marvel liderado por mulheres. A Viúva Negra foi a Smurfette dos Vingadores por muito tempo, e até mesmo o elenco da nova Vingadores: Guerra do Infinito permanece predominantemente masculino. O MCU continua sendo um playground gigante para os meninos grandes em primeiro lugar.

Agora, não nos leve a mal - nós gostamos da visão de Zoe Saldana sobre o personagem em sua maior parte. Ela certamente demonstrou que é uma lutadora altamente qualificada e um dos membros mais moralmente corretos dos desorganizados Guardiões da Galáxia. Gostamos do desenvolvimento de seu relacionamento com a Nebula em Guardiões da Galáxia vol 2 - embora esse enredo fosse mais sobre o ciborgue trágico de Karen Gillan do que sua irmã de pele verde. Esse filme também mostrou como o Gamora é louco e forte.

Zoe Saldana como Gamora com uma enorme arma em Guardians of the Galaxy Vol 2 Disney

Mas Gamora do MCU foi muito definido pelos homens em sua vida, minimizando sua própria narrativa por causa do Senhor das Estrelas (Chris Pratt) e mais tarde, Thanos (Josh Brolin).

vai haver uma 4ª temporada de coisas estranhas

A narrativa principal de Gamora nos filmes dos Guardiões era sobre Peter Quill seduzindo-a. Ela inicialmente rejeita os avanços do Lorde das Estrelas, mas quem poderia resistir a seus encantos adolescentes cada vez mais desagradáveis? O filme cai em todos os velhos e desgastados clichês, reduzindo Gamora a uma donzela em perigo morrendo no espaço para que Peter possa salvá-la. Seria muito mais interessante para ela salvá-lo, para variar, e teria feito mais sentido, considerando que ela é manifestamente mais resistente e confiável do que nosso herói designado.

gamora e o senhor das estrelas em guardiões da galáxia Disney

Os padrões duplos usados ​​para Gamora são tipificados quando Drax - que é completamente literal e não entende metáforas, lol - é inteiramente capaz de se referir a ela como uma 'prostituta verde', o que ela categoricamente não é. Claro, ninguém pisca.

Guardiões da Galáxia vol 2 continua o tema, com Peter convencendo-a a gostar de sua música e dançar com ele. Talvez não seja a coisa dela - deixe-a em paz, seu desgraçado.

estreia da temporada de anatomia do cinza 2017

E então chegamos a Vingadores: Guerra do Infinito , no qual Gamora é meio que dado seu próprio arco, em uma espécie de 'grade contra meu papai perverso' encontra-se-a-máquina de entrega de exposição. Ela implora ao Senhor das Estrelas para matá-la (um motivo deprimente que se repete ao longo do filme) em vez de deixá-la cair nas mãos de Thanos e revelar a localização da Pedra da Alma. E ele ainda tenta realizar seus desejos depois que uma batalha reconhecidamente durona termina com ela nas mãos de Thanos, e só é frustrado pela intervenção do vilão.

Gamora, Zoe Saldana, trailer de Avengers Infinity War Estúdios Marvel

Mas quando é a vez dela enfrentar o mesmo dilema, ela se vende todo o universo porque a nebulosa está sendo torturada. Desde quando o Senhor das Estrelas é mais confiável e forte do que ela?

O capítulo final e insultuoso da história de Gamora mostra-a conduzida até uma montanha para encontrar a Pedra da Alma. Temos que assistir enquanto ela falha completamente em entender que Thanos vai matá-la por causa de uma bugiganga mágica, mesmo quando é completamente óbvio para todos que estão assistindo. É profundamente desconfortável ver sua realização seguida por Thanos arrastando-a lentamente até a beira de um penhasco e jogando-a para a morte.

os nomes dos episódios da 7ª temporada de mortos-vivos

Guerra infinita torna-se uma história sobre o arrependimento de Thanos e a dor de Peter por sua perda. Se isso não é um 'Mulheres nas geladeiras' momento, não sabemos o que é.

Gamora tem muito potencial e muito material de fonte divertido para se inspirar. Em vez disso, ela é reduzida ao mais preguiçoso dos tropos de personagem feminino - donzela em perigo, interesse amoroso e, finalmente, vítima. Ela é negada a agência e sua própria narrativa, operando apenas dentro do contexto dos homens em sua vida e suas histórias. Tendo sido a única atriz de cor de destaque nos filmes da MCU até Thor: Ragnarok e Pantera negra finalmente apareceu, o arco de Saldana foi particularmente mal considerado.

O tratamento que a Marvel deu a Gamora foi uma grande traição ao seu personagem e mostra que ainda há um caminho a percorrer antes que o MCU resolva seus problemas de diversidade.

Vingadores: Guerra do Infinito está fora agora. Reserve os ingressos aqui .