Cuidado com as costas, Parsons Grads. A Escola Sueca de Têxteis produziu uma série de jovens designers promissores

• Matilda Forssblad
  • Vika Im

A moda representa um setor de rápido crescimento da economia sueca. E esse crescimento, diz Ann Linde, a ministra do país para Assuntos e Comércio da UE, não vem apenas de grandes marcas. Faz sentido, então, que o talento emergente seja o foco da Semana da Moda de Estocolmo da primavera de 2017, que começou ontem com o desfile de coleção de graduação dos alunos de bacharelado e mestrado da Escola Sueca de Têxteis da Universidade de Borås, que foi fundada em 1866.

Não havia historicismo nas coleções que os 15 graduados mostraram, nem havia o famoso minimalismo escandinavo. Experimentação era o nome do dia. Foi interessante ver como o trabalho do promissor Simon Porte Jacquemus em Paris parecia inspirar os alunos. O surrealismo também era um tropo popular. Evelin Kägo recebeu um prêmio da Lindex, a grande marca sueca de fast-fashion, patrocinadora do desfile. Suas malhas técnicas, em cores brilhantes e padrões Op Art, eram alegres e um feito de engenharia. As coleções de roupas masculinas foram particularmente fortes, especialmente as de Erik Stenssson e Mimmi Fielding. O primeiro envolveu seus modelos em camadas de tule, criando uma arquitetura suave. Fielding se concentrou nos babados, que ela transformou em um aspecto integrado, ao invés de decorativo, de suas roupas. Como babados são geralmente associados à feminilidade, seus designs questionavam os papéis tradicionais de gênero. Fielding disse que seu objetivo era que as roupas não fossem “estranhas de forma alguma” e, de fato, eram silenciosamente bonitas, além de impactantes.