Você deve limitar a alta do seu corredor para o bem da sua saúde?

Certa vez, vi uma camiseta de atletismo impressa com as palavras “Comece devagar e diminua gradualmente”. De acordo com um estudo publicado recentemente emThe Journal of the American College of Cardiology,corredores que treinam segundo esse mantra podem fazer mais do que apenas melhorar seu tempo em milhas. Acompanhando seus assuntos por um período de 12 anos, os pesquisadores concluíram que aqueles que correram uma milha lenta de 12 minutos alguns dias por semana tiveram uma vida útil mais longa do que aqueles que eram sedentários, bem como aqueles que correram longas distâncias em um ritmo mais rápido mais de três vezes por semana. Em outras palavras, para capitalizar os benefícios da corrida que prolongam a vida, você pode querer desacelerar e encurtar a quantidade total de terreno percorrido. E embora os pesquisadores ainda não tenham uma explicação clara, suas descobertas levantam questões sem resposta sobre se exercícios extenuantes podem realmente fazer mais mal do que bem.

Uma coisa é certa: com ou sem estudo, planejo continuar amarrando meus tênis seis dias por semana para cobrir pelo menos 50 quilômetros. Rápido. E aposto que não há muitos que abandonarão a emoção de um corredor de longa distância em nome da moderação. Acordar para arrancar seis quilômetros no Palisades Park, em Santa Monica, é o que impulsiona a maior parte das minhas manhãs. Estou bem acordado quando termino o treino e me visto para um dia no escritório como editor digital de uma revista da Califórnia. Nos fins de semana, vou até Brentwood para dar uma volta pelo country club e volto com muitos outros que também estão acumulando muitos quilômetros ao longo de San Vicente. Tenho feito alguma versão disso nos últimos dezoito anos, seja morando em Santa Cruz, Londres, Nova York, São Francisco ou Los Angeles - encontrando a quietude em movimento. Pode ser o tipo de sentimento que os caçadores de emoção perseguem. Mas os poetas também procuram por isso. Kerouac passou horas tentando criar uma frase que capturasse o sentimento.

Há uma qualidade meditativa em colocar o pé direito na frente do esquerdo e ouvir as solas baterem no pavimento. Isso limpa minha cabeça, me dá tempo para pensar em histórias e me deixa fora de casa todos os dias. Meu marido surfa e eu costumo cavalgar com ele até a praia e correr enquanto ele rema para se juntar à escalação. E às vezes, quando estou correndo em direção a Point Dume, todo o ruído (real e imaginário) desaparece.

Agora que temos um bebê de sete meses, meu marido e eu elaboramos uma coreografia delicada que nos dá a chance de nos exercitarmos diariamente para clarear nossas cabeças. Meus pais também fazem parte da dança, muitas vezes levando nosso filho para passear enquanto eu corro na outra direção antes de me juntar a eles novamente. É tudo muito mais complicado do que as etapas precisas de um balé, mas funciona. Na verdade, acho que meu ritmo está ficando mais rápido hoje em dia, esteja minha mente acelerada ou parada. Mas ultimamente é porque quero voltar para casa para ver nosso filho. Ele está apenas começando a descobrir como usar os pés.