A agricultura regenerativa chega ao mercado de luxo com a cápsula americana de produção americana da Co's, o mundo natural

Os fãs de Stephanie Danan e da luxuosa e minimalista editora de Justin Kern devem agradecer a Paul Hawken por sua próxima compra. A dupla de marido e mulher teve um encontro casual com o autor, fundador da Erewhon e organizador do Projeto Drawdown em 2019 e levantou uma questão urgente: como uma marca do tamanho da Co deve lidar com seu impacto?

“Estávamos esbarrando em muitas paredes”, explica Kern. “Com todas as informações disponíveis entre embalagem, envio e materiais, nossa preocupação era o que realmente seria significativo.” Hawken trouxe à tona a agricultura regenerativa e explicou seu apelo particular na Califórnia. De vegetais a gado e algodão, práticas agrícolas regenerativas - que são essencialmente um passo além do orgânico, com atenção extra para a biodiversidade e a saúde do solo - podem reabastecer a terra e, eventualmente, atrair mais carbono para o solo. É aí que o Projeto Drawdown de Hawken recebe seu nome: seu objetivo principal é reduzir as 109 bilhões de toneladas de carbono que estão presas na atmosfera e contribuindo para o rápido aquecimento da Terra.

“Estamos em um lugar tão grave agora que não parecia o suficiente para‘ contribuir ’apenas comprando tecidos mortos ou usando sobras da última temporada”, diz Danan. O objetivo por trás da nova coleção de Co, intitulada Mundo Natural, não era simplesmente reduzir o impacto da marca, mas desempenhar um papel ativo na reparação da terra, aproveitando a agricultura regenerativa. O casal trabalhou com Rebecca Burgess de Fibershed para criar uma nova cadeia de suprimentos a partir do zero e passou o último ano e meio dirigindo para cima e para baixo em seu estado natal para se encontrar com fazendeiros e pastores - um eixo distinto de suas viagens usuais de tecidos para a Itália e França.

Os resultados foram lançados no site da Co no início desta semana: blusas com orlas, calças com cordão, cardigans altos, malhas finas e casacos de coco em lã sem tingimento e certificada para o clima benéfico (selo de aprovação da Fibershed para materiais de cultivo regenerativo). Outros rótulos fizeram experiências com fibras regenerativas recentemente, entre eles Eileen Fisher, Christy Dawn e Allbirds. Mas a cápsula de Co, intitulada Natural World, é um dos primeiros exemplos no espaço de luxo de alta qualidade. “E é onde deveria estar”, diz Danan. “Luxo é um estilo de vida, e usar algo que tenha esse tipo de impacto é uma experiência luxuosa.”

“É muito bom”, acrescenta Kern. “Não deveria ser esse o ponto de luxo? Acho que perdemos isso, e o luxo acabou de se tornar um logotipo ou um preço. Esquecemos que um bem de luxo é aquele em que o maior cuidado é dado a cada passo, desde o solo até a forma como o animal é tratado até o moinho ... No final das contas, não é surpresa que seja realmente um produto luxuoso. ”

A agricultura regenerativa chega ao mercado de luxo com Cos CaliforniaGrown AmericanMade Capsule Natural World

Foto: Krisztian Eder / Cortesia da Co

A qualidade pode ser a grande lição para os colegas designers de Co. Se as conversas sobre agricultura, saúde do solo e rotação de culturas parecem um pouco, bem, terrenas, o produto final é inegavelmente luxuoso. “É como nenhuma outra lã que eu já senti”, diz Kern. Danan descreveu a textura como agradavelmente “esponjosa” - e sem nenhuma coceira que esperamos da lã comum.

A dupla considera o projeto um “laboratório”, que pode ajudá-los a entender como, eventualmente, fazer a transição de toda a sua coleção em materiais regenerativos. Eles também esperam fazer uma declaração maior sobre a produção local: “A Califórnia é a maior fonte agrícola da América e é algo que a moda esqueceu completamente”, diz Kern. “É uma grande oportunidade não apenas de fazer coisas nos EUA, mas de fazer crescer os materiais aqui também. Quanto mais apoio essas fazendas podem obter de designers e marcas americanas, mais eles podem investir em práticas regenerativas. ”

O mesmo vale para sua fábrica têxtil em Sacramento, Huston Textiles, a última fabricante remanescente de tecidos de ourelas nos EUA. Seu fundador Ryan Huston é creditado com destaque no site da Co, junto com seu rancheiro de lã, Ryan Mahoney e Burgess. A esperança é que outros designers entrem em contato com eles para trabalhar em projetos de moda semelhantes. “Isso só vai funcionar se todos se envolverem”, acrescenta Kern.

Sua cápsula de estreia Natural World é complementada por algumas peças em cashmere reciclado ultramacio e linho orgânico, refletindo o compromisso mais amplo da marca com materiais naturais, orgânicos e reaproveitados. Kern e Danan estão ansiosos para lançar algodão regenerativo, cashmere e outras fibras no futuro. “Quando você está trabalhando sem parar, temporada após temporada, é fácil ficar atolado e esquecer por que está fazendo isso”, diz Kern. “Mas isso realmente nos empolgou em fazer roupas novamente.”