No Mês do Orgulho e na Batalha do Logotipo do Arco-Íris

Saudações, companheiros aliados, bem-vindos ao deja-junho do Mês do Orgulho, uma celebração anual de todas as coisas não corretas, parte movimento de justiça social, parte veículo de marketing corporativo. Eu gostaria que esta fosse uma matéria mais alegre sobre as alegrias de ser gay. (Eu recomendo totalmente!) Mas, apesar de toda a leviandade, também há uma gravidade na vida LGBTQ + que não pode ser ignorada. Revelar-se publicamente, mesmo nos dias de hoje, mesmo na elite mais costeira das cidades, não é uma tarefa simples. Em uma época em que muitas pessoas privadas do armário ainda carregam vergonha e estigma, ser assumido e orgulhoso é definitivamente algo para comemorar. Igualdade para o exterior ainda é uma luta porque a homofobia internalizada é muito importante e todos nós temos que desaprender o condicionamento de nossos primeiros anos como idiotas.

Muitas pessoas LGBTQ + têm opiniões sobre a melhor maneira de se firmar em uma igualdade cada vez mais evasiva, seja por meio de marchas organizadas, desafiando a legislação restritiva ou uma abundância de produtos de arco-íris. Mercadorias podem causar divisão e tende a irritar as pessoas. Algo sobre a colisão entre o corporativo e a comemoração os irrita. Talvez seja a grande discrepância entre as dificuldades históricas e atuais enfrentadas pelos povos LGBTQ + versus a simplicidade enganosa de uma camiseta, digamos, ou uma lancheira ou um sanduíche de tomate com bacon e alface.

Sou a única pessoa que tem dificuldade em ficar devidamente irritado com a mercantilização da homossexualidade? Não apenas a homossexualidade, é claro, há bi-ness, lésbica, transgênero e plus-ness, todos os quais se aninham sob o arco-íris do orgulho, resistindo à tempestade da heteronormatividade da maioria. Agradeço o santuário que a comunidade oferece e os saltos e passos em direção à igualdade que nossa raiva justificada pode alcançar. (Eu, pelo menos, sou feliz no casamento com outro homem.) Estou lutando para me irritar de maneira adequada porque alguns de meus aplicativos estão virando arco-íris por 30 dias. Desde que as marcas se tornaram sensíveis, o estado moral do planeta tornou-se outra tática de marketing.

Todos os anos durante o Mês do Orgulho, vemos marca após marca colocar um arco-íris em uma caixa de edição limitada (ou cueca samba-canção, por falar nisso), e eles são acusados ​​de fazer propaganda da boca para fora para 'a comunidade' sem seguir de forma tangível . Somos inundados com aqueles memes incrivelmente simplórios do tipo 'Marcas quando o mês do orgulho acabar' que ridicularizam a efemeridade de seus esforços, o aceno para o ativismo preguiçoso. E as marcas aparentemente retornarão à heterossexualidade em 1º de julho, enquanto o resto de nós vivemos vidas LGBTQ + completas, onde todo dia é gay pra cacete.

As marcas afirmam estar aumentando a conscientização com a produção do Mês do Orgulho, mas a conscientização em si é uma ideia nebulosa. Eu não quero pintar a gente como se estivéssemos acordados demais, mas alguém ainda estánão Cienteque ser lésbica, bi, gay, trans e nem sempre é um mar de rosas? Sinto que devo dizer explicitamente que homofobia e transfobia são coisas ruins e que alguma conscientização adicional não é exatamente uma coisa ruim, mas não é a consciência de que a comunidade ainda precisa neste momento, é ação.

Ação é a chave. Não são apenas as campanhas voltadas ao público que precisam de melhorias. Quero que o funcionamento interno de uma marca reflita as comunidades que ela afirma apoiar. Quero um CEO gay e uma CFO lésbica e uma porcentagem de pessoas trans no conselho que reflita a sociedade atual. Eu quero ver os gays prosperarem. Eu quero ver os gays se destacarem. Eu também quero que eles vivam vidas tranquilas e sem graça e criem filhos decentes - ou um pouco problemáticos, se for o caso.

Isso, para mim, é a verdadeira igualdade: não a opção de ascender desimpedido às alturas mais altas, mas também a escolha de qualquer tipo de vida em que cada decisão a caminho não parecesse uma batalha.