Como dois perfumistas deram vida à exposição 'Mirabilia Romae' de Valentino através do perfume

Com instalações multimídia espalhadas por dez locais históricos de Roma, 'Mirabilia Romae', a nova retrospectiva da semana da alta costura de Valentino que celebra a relação da marca com sua cidade natal, é um banquete para os olhos e ouvidos - e, como os participantes encantados na inauguração da noite passada descobriram , para o nariz. Para aumentar o efeito imersivo criado pela música e cenários dos sites, Alvorecer e Samantha Goldworm , as irmãs gêmeas por trás do estúdio boutique de fragrâncias 12.29, trabalharam com os diretores criativos de Valentino Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli desenvolver uma série de aromas exclusivos que, durante três dias, estão perfumando o ar de cada vinheta.

A colaboração entre as marcas teve origem no ano passado, quando Chiuri e Piccioli exploraram os Goldworms e Cire Trudon para criar uma vela perfumada de assinatura, graça sem esforço; essa fragrância será canalizada para o Palazzo Pecci Blunt como parte da exposição. Para formular os outros aromas em 'Mirabilia Romae', Dawn, que supervisiona o desenvolvimento dos aromas do 12.29, estudou fotografias dos locais e conjuntos e ouviu a música selecionada para cada um. Ela, assim como sua parceira de negócios, nasceu com o quadro neurológico sinestesia, o que confere um toque único à sua técnica de perfumaria. “Eu cheiro através da cor, ouço através da cor, eu toco através da cor”, diz Dawn. “Quando ouço a música, vejo as cores. Ele se conecta diretamente aos vestidos e à estética do espaço cru, e tudo veio junto. É como a musicalidade do perfume. ”

A imagem pode conter Piso Pisos Vestuário Igreja Arquitetura Altar e Edifício

Foto: Cortesia de Valentino

Como ex-estudante de história da arte que estudou a Renascença italiana, Dawn também aproveitou a oportunidade de criar aromas influenciados pela tradição cultural local. Seus favoritos: Na escura Sala D'Armi cheia de armas, um perfume chamado Perdoe-me, o amor é, Dawn diz, “bastante animálico, muito couro, muito âmbar, muito picante; é muito tragicamente romântico. ” Um buquê de rosas misturado com verduras e trufas chamado Suddenly Love Itself Has Come acompanha 'Printemps' de Vivaldi no Studiolo di Ferdinando. E o Bagno di Diana, banheiro de um palácio privado, apresenta Lead Me To Your Beauty, um perfume centrado na flor de laranjeira que Dawn diz “simbolizaria a limpeza da pele, o embelezamento do cabelo e o processo de preparação antes de entrar em um desses vestidos. ' Ela teve o cuidado de incorporar produtos regionais, como o óleo italiano de íris, às misturas; fragrâncias múltiplas utilizam o que ela chama de “uma overdose de frutas cítricas, que é muito específica da cultura e história italiana”.

E embora os editores de moda já tenham começado a pedir, os aromas - além de Effortless Grace, agora disponível em forma de vela na recém-inaugurada bandeira de Valentino na Piazza di Spagna e rebatizada de Rouge Absolute - não serão reproduzidos no varejo. “Eles são realmente para o momento”, diz Dawn, “o que eu acho que os torna muito mais especiais”.

12h29, a vela Rouge Absolute está disponível no novo carro-chefe de Valentino; Piazza di Spagna, 38; +39 06 94515710