Alessandro Michele, da Gucci, sobre o que vem a seguir: “We Will Go Back to Life. Mas, espero, para uma vida diferente ”

Alessandro Michele é o diretor criativo da Gucci. Ele enviou um autorretrato e foi entrevistado porVoga's Portfólio de junho / julho. Sua conversa com Hamish Bowles foi condensada e editada.

Esta crise está causando um sofrimento terrível que na Itália vemos se desenrolar diante de nós por meio de terríveis perdas de vidas e um impacto econômico que ainda não foi totalmente compreendido. Por isso, este deve ser também um momento de aprendizagem para todos, a nível pessoal mas também a nível coletivo. Pessoalmente, estou aprendendo a desacelerar. Estou aprendendo a congelar aquele tempo furioso e acelerado que, antes de tudo explodir, estava ficando fora de controle. Nosso mundo estava saindo do controle. É quase como se algo tivesse acontecido para nos tornar conscientes disso.

Esses dias são a ocasião para eu viver em um ritmo diferente, abrindo espaço para emoções e pensamentos que muitas vezes estavam ocultos sob minha vida performática. As horas agora estão lindamente preenchidas com leituras. Tento me alimentar com livros de poesia que estavam guardados em algum lugar, invisíveis: estou faminto por palavras significativas e intensas que são capazes de despertar meu eu interior. Redescobri o crochê, valorizando a sacralidade do trabalho manual; crochê é minha forma de orar. Também estou aprendendo a tocar meu violão clássico, sentindo a conexão com o amor do meu pai pela música: uma maneira de estar mais perto de minhas raízes.

Essas atividades me ajudam a me concentrar, a ampliar meus horizontes mentais, a embarcar em viagens visionárias enquanto fico parado. A imobilidade forçada é uma ocasião poderosa para encontrar maneiras ainda mais inesperadas de escapar com a fantasia. Afinal, essa é a essência do meu trabalho: um passeio imaginativo. Portanto, não tem restrições; nunca para. Ele pode ser constantemente reabastecido com estímulos e motivações, mesmo se você estiver trancado em sua casa.

Michele redescobriu um antigo ritual de tricô é minha forma de rezar, diz ele.

Michele redescobriu um antigo ritual; “Tricô é minha maneira de orar”, diz ele. Foto: Cortesia da Gucci

Assim o meu trabalho continua, enriquecido pelos meus avistamentos diários, mas ao mesmo tempo profundamente remodelado de acordo com este presente exigente. Tenho muita sorte de ter uma equipe incrível e apaixonada que está mostrando resiliência e capacidade de adaptação. Estamos separados, mas talvez mais próximos do que nunca. Estamos vivendo conscientemente esse momento denso: questionando o que temos feito até agora, planejando novos projetos experimentais, tentando imaginar um futuro diferente, enfrentando o maior desafio que jamais poderíamos ter imaginado.

“O que vivemos hoje não tem precedentes. Mas se não conseguirmos aproveitar esse momento de aprendizado, perderemos algo muito importante ”.

Estou totalmente ciente do privilégio que tenho. Eu posso diminuir o ritmo, enquanto muitas outras pessoas estão trabalhando incansavelmente para cuidar de todos. Meus pensamentos sempre vão para a brava humanidade que ajuda cada um e todos a passar por esses tempos agonizantes. Não estaríamos aqui, pensando sobre o que esta pandemia está nos ensinando, sem seu esforço inestimável.

O que vivemos hoje não tem precedentes. Mas se não conseguirmos aproveitar esse momento de aprendizado, perderemos algo muito importante. Esta crise nos mostra que as políticas neoliberais das últimas décadas desmantelaram nossos sistemas de saúde, que agora lutam dolorosamente para enfrentar esta pandemia. Esta crise nos mostra que o mantra do crescimento econômico destruiu nosso meio ambiente e a relação coevolucionária entre o homem e a natureza. Essa crise nos mostra que o mundo em que vivemos estava correndo em direções que precisamos questionar profundamente.

Neste momento, finalmente descobrimos que a fragilidade é uma parte central do nosso destino coletivo. Um destino que devemos abraçar com solidariedade e consciência ambiental. Nunca vamos esquecer isso. A descoberta que estamos fazendo pode ser um presente. Alguns amigos me perguntam: quando voltaremos ao “normal”? Espero que nunca voltemos ao 'normal'. Porque a vida que vivíamos antes era terrivelmente insustentável. Então, sim, vamos voltar à vida. Mas, espero, para uma vida diferente.

De minhas janelas, posso ouvir claramente o canto dos pássaros, como nunca tinha ouvido antes, o nível de poluição está diminuindo, a água do mar em Veneza está limpa mais uma vez. Esses são os pequenos sinais que precisamos olhar, quando voltarmos a habitar este mundo frágil.